Portal da Cidade Brusque

Brusque

Estudantes do Colégio São Luiz recebem certificação TOEFL

Cerimônia de entrega dos certificados que atestam o nível de proficiência dos alunos foi realizada na noite de quinta-feira

Publicado em 23/02/2024 às 16:58

(Foto: Bárbara Sales/Ideia Comunicação)

Os estudantes do 6º ano e da 1ª série do Ensino Médio do Colégio São Luiz receberam na noite desta quinta-feira (22) a certificação do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), que avalia a proficiência na língua inglesa dos alunos. A avaliação foi aplicada no final do mês de outubro de 2023 e apresenta indicativos, de forma individual, que podem ser observados pelos alunos, pais e professores, na busca pelo domínio do segundo idioma.

Desde 2020, o Colégio São Luiz desenvolve o Programa Bilíngue, que estimula, desde a Educação Infantil, o aprendizado completo do inglês. Agora, iniciando o quinto ano desta metodologia, a instituição tem colhido os frutos, formando jovens que têm o inglês como segundo idioma.

“É um processo que não tem volta, porque hoje o inglês não é mais uma opção, é uma necessidade, se torna uma obrigação. Com essa metodologia, estamos muito felizes porque nossos alunos estão trabalhando esse processo de aprendizagem muito bem, com ótimos resultados em sala de aula, nos diálogos e também nos intercâmbios que já acontecem”, destaca o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa.

Ele explica que o TOEFL é uma certificação importante porque não é uma avaliação feita pelo colégio, mas em âmbito internacional, realizada por órgãos que avaliam o domínio da língua inglesa dos estudantes em nível mundial. “Cada aluno que recebe hoje o certificado, pode se colocar junto àqueles que, ao redor do mundo, também realizam esta prova. Como diretor do colégio, é uma alegria estar presente neste momento e perceber que o Colégio São Luiz é um meio para que eles possam alcançar o objetivo do domínio da língua inglesa, não apenas na gramática, mas de forma integral”.

Ótimos resultados
Durante a cerimônia, realizada no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga, a coordenadora do Programa Bilíngue, professora Mariane Werner Zen, apresentou aos pais e alunos os resultados do TOEFL, que agora têm um panorama de seu desempenho e seu nível de proficiência. “O certificado que eles ganham traz um relatório, que descreve as habilidades que esse aluno possui, o que ele consegue fazer e também aponta o que o aluno pode fazer para melhorar ainda mais o seu nível”.

De acordo com ela, além de mostrar ao estudante como está o seu desempenho no aprendizado do inglês, o resultado do TOEFL também auxilia os professores do colégio, que podem utilizar essas métricas para planejar as suas aulas e aprofundar o ensino naquilo que os alunos mais precisam.

“O aluno pode ter um nível de fluência em leitura e um nível de fluência em compreensão auditiva e esses dados nos ajudam em sala de aula porque os professores agora sabem o que precisam fazer para ampliar o que ainda está abaixo e para continuar o que já está bom e elevar ainda mais o nível de proficiência”.

A coordenadora do Programa Bilíngue destaca ainda os ótimos resultados conquistados pelos estudantes na avaliação. “Estamos muito satisfeitos, porque eles atingiram a meta que temos como escola. Ficamos muito felizes principalmente porque os alunos que fizeram a prova no 5º ano, começaram o Programa Bilíngue quando ainda estavam no 2º ano. Eles são praticamente um retrato fidedigno da metodologia que utilizamos no programa. E é muito bom ver essa evolução deles”.

A professora Samanta Desplanches é a responsável pelas aulas de inglês do 3º ao 6º anos e ressalta a evolução dos alunos no aprendizado do inglês. “É muito gratificante ver os estudantes chegando aqui, recebendo o certificado e ver os resultados tão bons. Com certeza, vai dar ainda mais confiança para continuarem se dedicando”.

O professor Douglas Vieira dos Santos também se orgulha da caminhada dos estudantes no aprendizado da língua inglesa. “A turma que está se formando hoje foi a minha primeira aqui no colégio e também a primeira do bilíngue. Agora reencontro eles na 1ª série como professor e vê-los com resultados tão bons é muito gratificante”, considera. 

Os testes
Os alunos do 5º ano, que agora estão no 6º, realizaram o TOEFL Primary, que tem a validade de um ano e analisa a proficiência dos estudantes no inglês básico, com os conhecimentos recebidos desde a Educação Infantil.

Já os alunos do 9º ano, hoje na 1ª série do Ensino Médio, fizeram o TOEFL Junior, que avaliou o domínio do inglês intermediário e é reconhecido por instituições internacionais.

Ao todo, 40 crianças do 6º ano e 32 do Ensino Médio receberam a certificação na noite de quinta-feira.

Certificação dos intercambistas
A cerimônia também marcou a entrega dos certificados para os estudantes do Colégio São Luiz que participaram dos intercâmbios para a Alemanha e para os Estados Unidos.

Orgulhosos, os pais fizeram questão de participar do momento, que marca o fim de uma experiência enriquecedora para os alunos e também para os familiares.

Mãe da estudante Betina Mosimann Busnardo, Teresa Cristina Pamplona Mosimann Busnardo, destaca a importância do intercâmbio para o amadurecimento da filha, que foi para a Alemanha.

“Ela aprendeu a se virar sozinha, desenvolver habilidades da língua inglesa e alemã e cresceu muito como pessoa. Foi uma experiência valiosa para a vida”.

Para Sandra Sevegnani, mãe da Ana Alice, a experiência do intercâmbio para os Estados Unidos foi engrandecedora para a família. “Ela cresceu muito, amadureceu. Temos o hábito de superproteger e não deixar serem livres, mas com essa experiência, ela conseguiu lidar sozinha com tudo, superar os obstáculos. Foi excelente”.

Quem também avalia o intercâmbio para os Estados Unidos como positivo é Elenize Todt, mãe da Maria Clara. “Foi importante até para nós, pais. Não somos acostumados a ficar longe e foi uma experiência única. O colégio proporcionou algo além do inglês: proporcionou vivência, convivência. Foi muito bom”.

Ana Cláudia Dadam, mãe da Helena, também destaca o apoio do colégio para a experiência bem sucedida no Mississipi. “O intercâmbio pode ser feito com tanto êxito também pelo apoio que o colégio sempre deu. Helena estuda aqui desde a Educação Infantil, então a confiança que a instituição passa para os pais foi fundamental”, pontua. 

Mãe do Wilson, Mércia Pedroti Sgrott ressalta o acolhimento que os estudantes do São Luiz receberam do colégio no Mississipi e de toda a comunidade. “Em momento algum tive dúvidas do desempenho dele. Apoiamos desde o início, e quando ele foi selecionado foi uma felicidade. O acolhimento que eles receberam lá foi muito importante, eles se sentiram em casa. Isso contribuiu muito para a experiência”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário