Portal da Cidade Brusque

Alemanha

UNIFEBE prepara-se para receber estudantes da Universidade de Karlsruhe

Acadêmicos participarão de programação voltada à mobilidade urbana

Postado em 29/10/2019 às 19:39 |

(Foto: Divulgação)

O Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) receberá na quarta-feira (30), onze estudantes da Universidade de Karlsruhe, da Alemanha. Os acadêmicos de graduação e mestrado participarão nos próximos cinco dias do Workshop Mobilidade Sustentável, evento promovido pela UNIFEBE em parceria com a Universidade de Karlsruhe. A ação integra o projeto de Mobilidade Sustentável que o município de Brusque firmou com o Distrito de Karlsruhe, que por sua vez está contido no macroprojeto “50 parcerias Municipais pelo Clima”. 

Para trabalhar o tema os estudantes serão desafiados logo no primeiro dia, a desenvolver com os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Sistemas de Informação da UNIFEBE, soluções de mobilidade urbana para interligar as cidades de Brusque e Guabiruba. 

Na abertura do evento, os professores da instituição apresentarão o Plano de Mobilidade Urbana desenvolvido para Brusque, para que os pesquisadores entendam o atual e futuro cenário, e tragam soluções inovadoras. Após o lançamento do desafio, os acadêmicos serão divididos em seis equipes e visitarão os locais a serem estudados. 

Na quinta-feira (31), o professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Arnoldo Debatin Neto, discutirá o tema com as equipes desafiadas. Já na sexta-feira (1º), estudantes, professores e representantes das prefeituras farão uma descida pelo Rio Itajaí-Mirim, sob supervisão da Defesa Civil de Brusque. Esta ação serve como subsídio para possíveis propostas de mobilidade a partir do rio. No sábado (2), a comitiva segue para Curitiba, onde conhecerá a mobilidade do município, considerada cidade modelo em mobilidade urbana no Brasil. 

A programação segue na segunda-feira (4), com um dia para pesquisas e finalização dos trabalhos. As propostas de mobilidade urbana serão apresentadas na terça-feira (5), no auditório do Bloco C, da UNIFEBE, campus Santa Terezinha. 

De acordo com a supervisora de Pesquisa e Internacionalização da UNIFEBE, professora Rafaela Bohaczuk Venturelli Knop, a mobilidade urbana é um tema emergente que integra o acordo entre as instituições. “O workshop é desenvolvido para que nossos acadêmicos tenham contato com estudantes de outros lugares do mundo, para que eles aprimorem seus conhecimentos, discutam ideias e temas, e tragam soluções para nossa realidade”. 

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca que o objetivo principal da instituição é incentivar a pesquisa em prol da comunidade. “Nossa missão como universidade comunitária é envolver nossos acadêmicos e professores em pesquisas que contribuam com a sociedade. Esperamos que eles apresentem soluções sustentáveis para usufruirmos desses resultados no futuro. Ações locais para mudanças globais”.

Fonte:

Deixe seu comentário