Portal da Cidade Brusque

EMPATIA

Amizade e solidariedade serão protagonistas na 2ª Corrida Rotary Contra Diabetes

2ª Corrida e Caminhada Rotary Contra o Diabetes será no dia 11 de novembro e vai contar com a presença de atletas do projeto Pernas Solidárias Brusque.

Publicado em 05/10/2018 às 00:08

(Foto: Arquivo pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Solidariedade e amizade serão a palavra chave da 2ª edição da Corrida e Caminhada Rotary Contra o Diabetes, proporcionando a crianças portadoras de deficiências físicas, a possibilidade de participarem de corridas promovidas pelo projeto Pernas Solidárias Brusque.

O Projeto Pernas Solidárias nasceu na cidade de Joinville em 2015 através da parceria dos primos Cleiton Luiz Tamazzia e Rodrigo Tamazzia, que é cadeirante. Cleiton já corria e um dia, decidiu levar o primo, que sempre comemorava suas vitórias nas competições, para correr junto com ele. 

A História dos dois inspirou centenas de pessoas por todo o estado de Santa Catarina. A primeira prova foi realizada com uma cadeira de rodas normal. Até que surgiu a ideia do triciclo, que facilitou ainda mais a realização das competições entre os dois. 

Um dos idealizadores do projeto em Brusque é Teodoro Pereira Filho, que começou a correr como uma forma de fugir do sedentarismo. Praticando o exercício Teodoro conheceu um grupo de atletas amadores e começou a participar de competições.

Durante uma das provas ele conheceu Cleiton Luiz Tamazzia, que competia com um cadeirante em um triciclo. A partir daí Teodoro se apaixonou pela ideia e decidiu que gostaria de levar cadeirantes para as competições de Brusque também.

“Eu não conhecia nenhum cadeirante, mas achei a iniciativa do Cleiton linda, e comecei a falar sobre meu desejo de proporcionar às crianças essa experiência”, conta  Teodoro.

Foi então que a esposa de Teodoro, Fabiana Maia, começou a dar aula para Rafael Henrique Raião Jardim, de 7 anos. Rafael nasceu prematuro e logo nos primeiros dias de vida passou por sucessivas paradas cardiorrespiratórias que causaram um lesão no cérebro resultando em uma paralisia infantil.

“Eu me apaixonei pelo Rafael à primeira vista. Me encantei por ele e através de minha esposa pude conhecer melhor suas limitações e desta amizade construímos uma confiança um no outro, e desde então participamos de provas de 5 a 21 km”, conta Teodoro.


Corrida Rotary Contra o Diabetes e Pernas Solidárias

O Projeto Pernas solidárias Brusque sobrevive através de doações de diversas entidades, empresas e pessoas, que doam cadeiras, triciclos, e dinheiro que viabilizam a participação das crianças em provas de Brusque e região.

Neste ano, através dos fundos arrecadados pela Corrida e Caminhada Rotary contra o Diabetes, serão doados ao projeto quatro cadeiras e quatro triciclos. Uma forma de ajudar é participando da 2ª edição da corrida, que será no dia 11 de novembro. (Faça sua inscrição aqui).

Outras doações para o projeto Pernas Solidárias Brusque podem ser feitas através do telefone (47) 99739-9689 com o Teodoro. “O projeto sobrevive de doações, é através deste fundo que compramos triciclos, cadeiras, possibilitamos às crianças a participação em competições de outras cidades, então é um projeto lindo, que todos os corredores ficam maravilhados em poder proporcionar esta experiências as crianças”, finaliza Teodoro.


Fonte:

Deixe seu comentário