Portal da Cidade Brusque

ESPORTES

Atleta apoiado pelo Bandeirante vence ultramaratona em Bombinhas

Nadador Luiz Fernando de Oliveira Farias “Motorzinho” treina há seis meses no clube

Publicado em 28/10/2020 às 01:39

(Foto: Amplitude Comunicação)

Ao longo de sua história, a Sociedade Esportiva Bandeirante sempre apoiou atletas de diferentes modalidades. Há seis meses, o clube disponibiliza sua estrutura para os treinamentos do ultramaratonista de águas abertas, Luiz Fernando de Oliveira Farias, o Motorzinho.

Esta semana, ele foi o vencedor do Desafio Cidade de Bombinhas 4 Km, competindo com atletas de Joinville (SC), Florianópolis (SC) e Londrina (PR). “Esse desafio consiste em o nadador completar a prova no menor tempo e foi o que o Luiz fez, apesar de o mar estar revolto e em grande parte da prova com chuva intensa”, conta o pai Aladin Farias.

Com apenas 15 anos, Luiz é o atual recordista da travessia da Ilha do Arvoredo, uma das ultramaratonas mais tradicionais e difíceis do Brasil, com o percurso total de 25 km. É ele o detentor de dois recordes: nadador mais jovem a cumprir o desafio e o mais veloz, com o menor tempo, 4h29. “O recorde anterior pertencia ao paulista Alan Viana, considerado um dos maiores ultramaratonistas aquáticos do Brasil, que tinha finalizado o percurso em 4h58”, destaca.

Motorzinho tem como um dos profissionais mais referenciados do esporte no país, Alexandre Kirilos (52), que reside em Curitiba (PR) e foi o primeiro sul-brasileiro a cruzar os 34 km do canal da mancha, que liga o sul da Inglaterra e o norte da França.

Para o nadador, poder treinar no Bandeirante é um grande benefício. “No sábado passado, dia 24, completou seis meses de treinos no clube. É uma grande satisfação representar o clube, que merecidamente é considerado a segunda casa dos sócios”, ressalta.

De acordo com o presidente do Bandeirante, Rogério Adilson Lana, apoiar atletas locais faz parte das ações de responsabilidade social do clube. “Ficamos muito felizes de contribuir com a história do esporte brusquense. Foi assim ao longo dos 120 anos do Band. Parabenizamos o ultramaratonista Luiz, que tão jovem, já alcançou grandes feitos, elevando o nome de Brusque e do Bandeirante”, frisa.  

Próximas competições

O próximo desafio do nadador brusquense é a travessia do Leme ao Pontal,no Rio de Janeiro (RJ), com percurso de 36 km. Ele também vai participar da travessia 14 Bis, de 24 km no Guarujá (SP) - considerada uma das mais tradicionais e famosas do gênero.

Luiz também deve competir em outras travessias catarinenses nos meses de novembro e dezembro. “Outra meta é fazer a seletiva em 2021 para conquistar uma vaga para representar o Brasil nos 25 km em um mundial de águas abertas”, completa o pai do nadador. 

Fonte:

Deixe seu comentário