Portal da Cidade Brusque

NUTRIÇÃO

Nutrição; bons resultados vêm com autonomia nas escolhas, e não dietas rígidas

Nutricionista Tiago Baron desmistifica a velha e recorrente ideia de que planos alimentares rígidos são o caminho para o emagrecimento.

Publicado em 04/04/2019 às 22:01

(Foto: Ian Dietrich/Portal da Cidade Brusque)

(Foto: Ian Dietrich/Portal da Cidade Brusque)

Certamente você já fez, ou pelo menos tentou fazer alguma dieta, seja para perder peso ou definir a musculatura, mas com a finalidade de se sentir melhor com a estética e estar bem de saúde.

E das duas alternativas a seguir, uma delas aconteceu: ou você não alcançou os resultados que imaginava no tempo desejado, se frustrou e acabou desistindo ou conseguiu conquistar o peso e a imagem desejada... mas logo veio a pergunta: E agora? Como manter este resultado? Continuar a privação alimentar e estar sempre em uma dieta regrada?

É comum que pessoas que passam pelas situações citadas acima procurem um nutricionista para que este diga como fazer para chegar ou manter um resultado almejado de um corpo mais bonito e saudável. E é uma ótima escolha contar com um profissional. 

Mas na hora de procurar um acompanhamento nutricional é importante estar ciente de alguns pontos importantes. Um deles é deixar de lado a ideia de que um nutricionista servirá para te “colocar na linha”, com uma dieta regrada, rígida e sem escapes para que você trilhe um caminho árduo para chegar nos resultados.

Mais escolhas, menos imposições
O nutricionista Tiago Baron explica a grande diferença entre os pensamentos de “ter que fazer uma dieta” e “querer mudar hábitos” para ter uma vida mais saudável e feliz. 

“Quando alguém tem que fazer algo, sem que isso seja uma decisão pessoal, ou seja, que uma outra pessoa lhe impôs, isso gera um conflito, pois além do que ela tem que fazer, tem o que ela deseja fazer, o que muitas vezes são caminhos opostos resultando em estresse e, se for por tempo suficiente, levando a desistência. A situação é totalmente diferente quando essa pessoa decide que quer mudar, que quer fazer diferente e ela decide fazer o que tem que ser feito. Nessa última situação, não há mais conflito, pois o que ela quer fazer é o que tem que ser feito”.

Nada de alimentos proibidos x permitidos
Tiago Baron conduz as consultas de forma totalmente personalizada, considerando as particularidades de cada paciente, levando muita informação e conhecimento. Ah! E esqueça os planos alimentares ou dietas prontas. O ponto-chave de um acompanhamento nutricional com Tiago é poder fazer as próprias escolhas, de forma livre, prazerosa e, claro, saudável. 

Tiago Baron / Nutricionista / Spazzio Lucano

Livres escolhas

Minha missão como nutricionista não é formar servos que sigam um plano alimentar rígido e um caminho cheio de regras. Mas sim pensadores repletos de consciência e conhecimento, para poderem conduzir a própria vida fazendo as melhores escolhas.

Tiago Baron / Nutricionista / Spazzio Lucano

Não se controle. Esteja no controle
Outro ponto importante que o nutricionista Tiago Baron desmistifica é aquele velho e recorrente pensamento de que quem está de dieta deve sempre se controlar. Mas quem tem que se controlar certamente não está no controle da própria vida, certo?

Por isso, no acompanhamento nutricional Tiago Baron, o paciente entende que ao invés de precisar se controlar frente a um alimento, ele pode na verdade estar no controle das próprias escolhas, por saber e identificar o que lhe faz bem, a curto, médio e longo prazo.

“Ter que viver se controlando para não comer um alimento significa ter que se policiar para não fazer besteira. Esse caminho é árduo e quem o está percorrendo dificilmente o segue por muito tempo. Já estar no comando das próprias escolhas, portanto, saber dizer “sim” e saber dizer “não”, sem precisar fugir ou se controlar é ter autonomia para direcionar a própria vida. E este caminho sim é prazeroso, contínuo e sem volta. Esteja no comando da sua vida”. 

Paciência, planejamento e consistência
Tiago Baron também destaca que ao procurar um acompanhamento nutricional é importante estar ciente de que resultados consistentes e duradouros não são imediatos. Mais que saber o que o que comer, a reeducação alimentar e o entendimento de um novo estilo de vida são uma estrutura construída aos poucos. 

Ele explica que é comum receber pessoas desesperadas por um resultado imediato. Mas que geralmente o resultado efetivo não chegará na mesma velocidade que corre a frustração. 

“Aí vem o desânimo e o provável abandono no tratamento. Eu sempre deixo muito claro que a finalidade do desespero é apenas uma, alertar a pessoa de que ela deixou algo importante pra trás e que precisa ser resgatado. A partir daí tudo funciona com paciência, planejamento, consistência, energia positiva e velocidade. Mas não se engane, ser veloz significa agir de modo eficaz sem perder tempo e não de forma apressada”.

Um convite à autonomia
Você sabe fazer escolhas? Bem, se for para escolher entre algo bom e algo ruim, certamente será bem fácil. Porém, e se você tiver que escolher entre algo bom e outra coisa boa? Parece ser um pouco mais complicado, não é?

Este também é um dos trabalhos desenvolvidos por Tiago Baron. Pois na alimentação também estão cheias de opções boas no sentido do bem-estar e outras boas no sentido de prazer imediato como, por exemplo, um sorvete. O nutricionista, então, entra em campo para auxiliar cada pessoa a ter a autonomia e a sabedoria para escolher algo assertivamente, levando em conta o que é mais importante para a vida. 

O nutricionista Tiago Baron atende em Brusque, no Spazzio Lucano. Para saber mais sobre o acompanhamento nutricional, contate:

Avenida Bepe Roza (Beira Rio), ao lado do Fort Atacadista

Instagram l WhatsApp (pessoal) I WhatsApp (recepção Spazzio Lucano)



Fonte:

Deixe seu comentário